Atividades do Estágio
Objetivo do estágio
O estágio tem como objetivo proporcionar aos alunos do 6º ano uma imersão nas atividades clínicas do Departamento de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva. Durante o período, os estudantes participarão de discussões pré-anestésicas, acompanharão todas as etapas relacionadas ao procedimento anestésico, atuarão nos cuidados do pós-operatório imediato, incluindo a recuperação pós-anestésica, e estarão envolvidos no diagnóstico e manejo da dor aguda e crônica. Além disso, os alunos deverão adquirir conhecimento teórico, desenvolver habilidades práticas e demonstrar atitudes essenciais na Terapia Intensiva, capacitando-se para a condução ágil, eficiente e otimizada de pacientes críticos. Para garantir uma experiência completa e diversificada, cada grupo será dividido em três subgrupos, que atuarão nas seguintes áreas: Centro Cirúrgico, Ambulatório de Dor e Setor de Terapia Intensiva.
Setor de Terapia Intensiva
O rodízio dos alunos no Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Medicina Intensiva da UNIFESP tem duração aproximada de duas semanas, com carga horária total de 100 horas. Durante este período, os alunos participam de atividades práticas e teóricas que visam desenvolver competências essenciais na área de medicina intensiva. Ao final do estágio na UTI, espera-se que o aluno seja capaz de:
- 1. Avaliar o paciente crítico por sistemas, identificando prioridades de manejo.
- 2. Apresentar os casos clínicos durante as visitas de forma clara e organizada.
- 3. Realizar uma admissão na UTI, formulando hipóteses diagnósticas iniciais.
- 4. Auxiliar na inserção de acesso central e de pressão arterial invasiva, sob supervisão de residentes ou plantonistas.
- 5. Avaliar a segurança e confiabilidade das prescrições médicas.
- 6. Identificar pacientes com sepse ou choque séptico e propor o manejo inicial.
- 7. Fazer os ajustes iniciais da ventilação mecânica, conforme as necessidades do paciente.
- 8. Elaborar um diagnóstico diferencial de choque, considerando suas principais causas.
- 9. Realizar ajustes iniciais de sedação e analgesia, assegurando o conforto do paciente.
- 10. Compreender os conceitos fundamentais de cuidados paliativos, com ênfase no manejo humanizado.
- 11. Entender os princípios de nutrição em UTI, incluindo estratégias para suporte nutricional adequado.
- 12. Reconhecer uma parada cardiorrespiratória e propor estratégias iniciais de intervenção.
- 13. Aplicar os fundamentos básicos do ultrassom point-of-care no manejo do paciente crítico.
Cronograma e Orientações
Os alunos devem chegar ao Setor de Terapia Intensiva pontualmente às 7h, para o início das atividades. No primeiro dia do estágio, será realizado um treinamento básico sobre condutas e posturas esperadas durante o período de aprendizado. Durante o estágio, os alunos terão contato direto com pacientes graves, vivenciando toda a rotina de um médico intensivista. Eles participarão da visita multidisciplinar e das discussões médicas, além de acompanhar procedimentos e o manejo de intercorrências na unidade.
Atividade Previstas
• Evolução dos pacientes internados: avaliação clínica detalhada, acompanhamento de exames laboratoriais e de imagem.
• Participação em discussões clínicas: realizadas com o médico intensivista responsável pela unidade.
• Acompanhamento de intercorrências clínicas: como admissões de pacientes, manejo de choque, paradas cardiorrespiratórias, arritmias, insuficiência respiratória aguda e diagnóstico de morte encefálica.
Os alunos são liberados para almoço ao meio-dia e devem retornar à unidade às 13h para dar continuidade às atividades práticas.
Atividades teóricas:
Durante a tarde, os alunos participam de discussões interativas com os professores, utilizando metodologias ativas, como a sala de aula invertida, para consolidar os conceitos abordados no estágio. É fundamental que os alunos assistam previamente às aulas teóricas disponibilizadas, que abrangem os principais temas da medicina intensiva. Essa integração entre teoria e prática é planejada para maximizar o aprendizado.
Metodologia:
A abordagem pedagógica visa integrar teoria e prática por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, garantindo uma experiência de ensino rica e aplicada à rotina da terapia intensiva.
Cronograma das discussões interativas:
Abaixo, segue o esquema previsto das discussões que serão realizadas durante o estágio.
DISCUSSÕES INTERATIVAS |
Objetivos Discutir os principais temas relacionados à Terapia Intensiva, por meio de atividades realizadas à beira-leito ou discussões de casos clínicos. |
Cronograma Todos os temas previstos devem ser abordados ao longo do estágio. Contudo, ajustes na ordem das discussões podem ser feitos caso o estágio não tenha início em uma segunda-feira. Os alunos receberão a confirmação da escala de discussões no primeiro dia de cada ciclo, garantindo a organização e a adequação ao cronograma planejado. |
Semana 01 Segunda-feira: Introdução à UTI e indicadores; aplicação do pré-teste. Terça-feira: Ventilação mecânica I. Quarta-feira: Ultrassom básico do intensivista I e Ventilação mecânica II. Quinta-feira: Hemodinâmica e atividade prática de ventilação mecânica. Sexta-feira: Síndrome do desconforto respiratório agudo. |
Semana 02 Segunda-feira: Sepse. Terça-feira: Nutrição em UTI. Quarta-feira: Ultrassom básico do intensivista II e Sedação e analgesia. Quinta-feira: Atendimento à parada cardiorrespiratória e atividade prática de ventilação mecânica. Sexta-feira (14h): Cuidados paliativos; aplicação e discussão do pós-teste. |
Atividades Teóricas
As atividades teóricas são de responsabilidade dos próprios alunos, pois estão disponíveis em formato gravado. As aulas podem ser acessadas remotamente pelo site indicado. Para isso, os alunos devem:
1. Acessar o site, clicar na seção Graduação e, em seguida, selecionar Aulas 6º Ano.
2. Após assistir a cada aula, o aluno deve responder ao pós-teste nos links disponibilizados no mesmo site.
O acompanhamento das aulas teóricas é essencial para complementar as atividades práticas e preparar os alunos para as discussões realizadas durante o estágio.
Curricularização da Extensão - Projeto "UTI que acolhe"
O "UTI que acolhe" é um projeto das UTIs gerais do Hospital São Paulo / UNIFESP que visa oferecer suporte aos pacientes, familiares e amigos por meio de uma comunicação clara e acessível. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas relacionadas às atividades e procedimentos realizados nas UTIs, utilizando vídeos curtos e informativos (até cinco minutos), que estarão disponíveis no canal do YouTube do projeto.
Os vídeos serão inteiramente elaborados pelos alunos, incluindo:
1. Escolha do tema;
2. Construção do roteiro;
3. Edição de imagens e finalização do conteúdo.
A participação no projeto é obrigatória para todos os grupos que estiverem realizando o estágio clínico no Departamento de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva. A atividade será avaliada e contará pontos na composição da nota final do estágio na UTI.
Essa iniciativa não apenas integra a extensão ao currículo, mas também desenvolve nos alunos habilidades de comunicação, trabalho em equipe e criação de materiais educativos que impactam positivamente a sociedade.
Quem Somos
Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo
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